Compartilhe esse conteúdo:

A pesagem é feita com a utilização de balanças, sendo uma das mais importantes técnicas de laboratório. Existe uma grande variedade de balanças no mercado, diferenciando-se conforme a sensibilidade e precisão. As balanças podem ser:
a) Semi analítica: apresentam o prato para colocação da amostra, podendo ou não ter proteções laterais e superiores que evitam que as correntes de ar provoquem erros nas leituras ou instabilidade no valor informado. Sua sensibilidade é da ordem de 0,1 a 0,001 g;

Toda balança de precisão requer cuidados e dicas de limpeza e manutenção para que a balança tenha uma melhor durabilidade e desempenho.Uma balança de precisão não é um equipamento de laboratório que pode ser alterado de lugar constantemente, a balança de precisão requer um lugar fixo, estável, plano e sempre apoiada em uma mesa de pesagem anti-vibratória. O laboratório onde vai ser instalada a balança de precisão precisa ter o máximo de higiene e livre de umidade.

A limpeza de uma balança de precisão é um item extremamente necessário, limpar sempre com um pano macio e nunca utilizar reagentes químicos ou solventes. Nunca use álcool, benzina ou qualquer outro reagente químico.

Com relação ao lacre do Inmetro, verificar se está periodicamente em perfeitas condições, não foi rompido. manutenções preventivas na balança de precisão devem ser realizadas periodicamente.

A leitura do manual de utilização de uma balança de precisão deve ser feita e não se deve utilizar a balança de precisão sem a leitura do manual.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])