Compartilhe esse conteúdo:

Verificação realizada pelos agentes da AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia), em balanças de precisão utilizadas por farmácias de manipulação em Mato Grosso do Sul detectou o mais alto índice de reprovação desses equipamentos de laboratório nos últimos cinco anos. A AEM-MS é órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e delegado do Inmetro.

Entre as irregularidades mais graves encontradas nas balanças de precisão para farmácia de manipulação está o fato de os instrumentos de laboratório apresentarem margem de erro acima do máximo admissível nas medições. No procedimento de verificação metrológica os agentes fazem uma inspeção visual na balança analítica (dígito queimado, avarias, placas de identificação, estado de conservação, etc) e realizam ensaios metrológicos (ensaio de pesagem, ensaio de fidelidade e ensaio de excentricidade).

Toda balança de precisão para farmácia de manipulação usada para transações comerciais deve estar de acordo com as exigências do Inmetro (portaria 236/94). Isso garante que nenhuma das partes envolvidas tenha prejuízo em uma compra ou venda de algo medido pelo peso.

 

 

A balança analítica é a recomendada para uso em farmácias de manipulação e todos os resultados dependem exclusivamente dela. A precisão e a confiabilidade estão diretamente ligadas as normas do Inmetro e recomendações de uso do fabricante.
As condições ambientais influenciam diretamente nas pesagens assim como a localização da balança analítica no laboratório. O nivelamento através da mesa anti vibratória é primordial.
Nunca pesar amostras retiradas diretamente de muflas, estufas e refrigeradores. deixe sempre a amostra chegar em temperatura do laboratório.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])