Compartilhe esse conteúdo:

Seja em balanças analíticas, balanças semi-analíticas, balanças de precisão ou qualquer outro modelo, a calibração em balanças de precisão é fundamental para que o equipamento execute com qualidade sua função.

No entanto, uma decisão do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) põe em prática o que determina a portaria nº 236/94 do órgão, especificamente no que diz respeito ao parágrafo 4.1.2.4, que modifica os procedimentos para calibração de balanças analíticas externa, ou seja, com o uso do peso externo.

O Inmetro determinou que a calibração externa para balanças seja realizada apenas por empresas autorizadas e cadastradas junto a RBC (Rede Brasileira de Calibração).

Por isso, o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) de todos os Estados brasileiros está orientado a fiscalizar com rigor a aplicação da medida e a multar fabricantes e importadores, caso não haja o cumprimento, pois a determinação é válida para todos.

Neste caso, o que a portaria admite ao consumidor é a calibração com peso interno, se o modelo da balança permitir.

A Splabor oferece vários modelos de balanças de precisão . Entre eles, estão as Balanças Analíticas Shimadzu e Balanças Analíticas Ohaus.

Balança Analítica de Alta Precisão  são as mais recentes de escala única e projetadas com a tecnologia UniBloc. A capacidade é de 220 gramas, precisão 0.1 mg e o tamanho do prato é de 80 milímetros. Outra vantagem é a função WindowsDirect que proporciona uma comunicação diretamente com o microcomputador nos aplicativos do Windows. Assim, compartilha planilhas e banco de dados. Este modelos permitem ao usuário realizar a calibração por peso interno.

Já a Balança Semi-Analíticas proporcionam respostas rápidas, pois o mecanismo convencional da balança eletromagnética foi substituído por uma peça única de alumínio, o UniBloc.

Mecanismo convencional da balança eletromagnética foi substituído por UniBloc

A Assistência Técnica da Splabor cumpre a medida do Inmetro e orienta seus clientes a fazerem o mesmo. No site do órgão é possível localizar uma empresa autorizada que seja próxima de sua localidade. Para acessar a página  do Inmetro   clique aqui.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.