Compartilhe esse conteúdo:

O Inmetro/ ipem determina que toda a balança de precisão utilizada para realizar atividade econômica precisa ser verificada periodicamente pelo IPEM. Após a verificação a balança de precisão vai receber um lacre obrigatório. Algumas balanças têm a dispensa de verificação mas somente o Inmetro é que pode determinar.

A validade da Verificação do INMETRO é um ano.
A Portaria do Inmetro que regulamenta o uso de balanças de precisão é a Portaria 236/94

Como comprar uma balança de precisão para laboratório?

*Primeiramente a balança de precisão precisa ter o selo do Inmetro, o selo do Inmetro  garante que a balança de laboratório passou pela verificação inicial do Inmetro.
*O lacre ( garante que nenhuma pessoa possa alterar as características internas da balança).
* Balança analíticas e semi-analíticas não podem ser vendidas sem aprovação do Inmetro.

 

 

 

Faça sempre uma manutenção preventiva em sua balança analítica para não ter surpresa junto a fiscalização do Inmetro, encaminhe a uma rede autorizada pelo fabricante, somente técnicos autorizados tem a autorização para romper o lacre do Inmetro. Somente podem ser colocados a venda balança de precisão que possuam identificação da marca ou nome do fabricante e a carga máxima.
Atenção a balança analítica fabricadas em outros países sem a autorização do Inmetro.

 

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])