Compartilhe esse conteúdo:

De acordo com o INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – balança é um instrumento de medição empregado para determinar a massa de um corpo, ou de um objeto qualquer, utilizando-se a ação da gravidade sobre este corpo. Esse instrumento pode servir igualmente para determinar outras grandezas, quantidades ou características em função da massa.

Toda Balança de Precisão precisa ter o selo Inmetro.

No mercado atual de equipamentos para laboratório, há modelos de balança analítica, e também semi-analítica. A diferença é que a primeira permite alcançar alta precisão nos resultados (número de casas após a vírgula no visor do equipamento), e esse grau de precisão é justamente o que diferencia para os modelos que são semi-analítica. A balança de precisão analítica – ou também denominada como balança de precisão – pode obter precisão máxima de 0,0001g (o que equivale a 0,1 mg). Já a balança semi- analítica permite pesar com precisão de até 0,001g (o que equivale a 1 mg). Ressalta-se aqui que cada modelo/fabricante possui sua respectiva especificação, na qual o usuário final deve se atentar.

Precauções de Utilização de uma Balança de Precisão:

Evite locais onde a balança de precisão fique exposta a qualquer um dos seguintes aspectos, pois não será possível obter leituras corretas da massa/peso.

– Fluxo de ar de um ar condicionado, ventilador, porta ou janela;

– Mudanças extremas de temperatura;

– Vibração;

– Luz solar direta;

– Poeira, partículas finas, ondas eletromagnéticas ou de um campo magnético;

– Instale a balança em uma mesa plana, forte e estável;

– Utilize as unidades de pesagem corretas – verifique sempre antes de iniciar a pesagem, se a unidade de medida está correta conforme o desejado.

Calibração correta de uma Balança de Precisão:

Outro assunto não menos importante é a calibração. Muitas pessoas apresentam dúvidas com respeito a calibração, pois acreditam ser possível calibrar o equipamento utilizando peso padrão externo. O fato é que as balanças possuem um bloqueio na calibração com peso padrão, atendendo a nova norma do INMETRO.

Toda balança adquirida pelo cliente precisa da primeira verificação inicial feita no local por oficinas autorizadas pelo INMETRO, segundo Portaria Inmetro N° 236/94 no parágrafo 4.1.2.4 que diz:

4.1.2.4 Os componentes que permitem alterar as características metrológicas e/ou regulagens devem ser protegidos do acesso pelo usuário. Meios devem ser providos para proteger componentes e controles pré-regulados para os quais o acesso ou ajustagem não é permitido.

Em caso de dúvidas, clique aqui ou entre em contato com as Oficinas Credenciadas.

Para visualizar a Portaria N° 236/94 completa, clique aqui.

Há modelos de balanças que possuem peso interno para calibração. Consulte a equipe SPLABOR para conhecer esses modelos também.

Como é possível melhorar os resultados de Medição / Pesagem em uma Balança de Precisão?

Abaixo serão citadas cinco etapas importantes que te ajudará nesta dúvida.

  1.  Avalie e compreenda o seu processo de pesagem: Adote um conjunto claro de critérios para os requisitos necessário no seu segmento de atuação;
  2. Selecione um modelo de balança ideal que corresponda a uma qualidade perfeita (leve em consideração os aspectos já abordados neste texto até o momento – exemplo: adquira somente um equipamento que tenha precisão adequada para atender seus requisitos de qualidade). Não se esqueça de levar em consideração os fatores regulatórios e ambientais antes de efetuar a compra;
  3. Instale o equipamento conforme orientações do fabricante. Isso garante uma pesagem livre de problemas desde o início, disponibilizando o equipamento para uso dos usuários a partir do primeiro dia.
  4. Leve em consideração os aspectos envolvendo calibração (como já explanado neste post);
  5. Proceda com sua operação de rotina, utilizando o equipamento em todos os momentos necessários.

A SPLABOR possui em seu portfólio diversos modelos SHIMADZU de balança de precisão analítica, e também balança de precisão semi-analítica. Consulte o departamento de vendas ([email protected]) se desejar cotações.

Referências:

– Portal INMETRO (www.inmetro.gov.br);

– Base de dados SHIMADZU;

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Assessoria Científica ([email protected]). Para cotações, o Departamento de Vendas ([email protected]r) encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.