Compartilhe esse conteúdo:

Perguntas frequentes sobre Autoclave

A melhor indicação de esterilização de instrumental cirúrgico e material de laboratório  é a autoclave.   Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde. Visando esclarecer algumas dúvidas dos clientes sobre o melhor tipo de esterilização, fizemos uma consulta ao portal da Anvisa. Sempre que o cliente nos questiona sobre o tipo de autoclave que deve adquirir algumas perguntas básicas devem ser feitas.

Quer comprar uma Autoclave e não sabe por onde começar?

1- Qual será a utilização da autoclave? Hospitalar, laboratório, indústria, farmacêutica etc..?

2-Qual tipo de material pretende utilizar esterilizar na autoclave?

3- Qual a capacidade (litros) desejada para a autoclave? Procura por um modelo de grande porte ou algo mais compacto?

4-Precisa que o equipamento tenha duas portas (instalação tipo barreira)? Ou apenas uma porta já seria suficiente?

Esclarecendo algumas dúvidas sobre Autoclave

1) Por que a temperatura padrão da autoclave é ajustada para 121 o C?

A esterilização de meios, objetivo central das autoclaves, é projetada para reduzir a presença de patógenos vivos que podem contaminar o desenvolvimento de medicamentos, invalidar os resultados de instituições de pesquisa ou permitir que patógenos externos entrem em laboratórios de biotério.

A morte do patógeno, seja de que tipo for, é completada pela destruição dos componentes celulares estruturais e metabólicos necessários para a replicação. Sem a capacidade de replicar ou infectar, o patógeno não é mais uma ameaça ao ambiente ao seu redor.

Embora patógenos específicos ou ambientes específicos possam exigir temperaturas mais altas, 121 o C é amplamente considerado como a temperatura mínima para uma esterilização eficiente. 121 o C é necessário, pois a 100 oC (o ponto de ebulição da água sob condições atmosféricas não adulteradas) os endósporos não são mortos e, portanto, a esterilização não pode ser totalmente alcançada.

De fato, Geobacillus stearothermophilus é usado como um indicador para confirmar que um ciclo de esterilização bem-sucedido foi concluído. Esta resposta é ainda examinada em conjunto com a pergunta número cinco.

2) Por que as autoclaves estão sendo usadas para preparação de meios de cultura?

As autoclaves são usadas para preparar muitos tipos diferentes de meios de cultura para sua finalidade final. Eles são usados ​​para fornecer meios estéreis que podem ser consumidos em diferentes aplicações, como em laboratórios de biotérios e fabricação de alimentos e bebidas.

O meio de cultura também é estudado em laboratórios de microbiologia, testado em instituições de pesquisa inovadoras e distribuída para aplicações que salvam vidas, como medicina farmacêutica ou instalações ortopédicas.

  • Os meios (água, alimentos, etc.) podem ser consumidos com segurança e sem contaminantes
  • Os estudos podem ser concluídos sem a alteração da presença de um patógeno desconhecido ou não controlado
  • Testes de pesquisa podem ser concluídos e replicados, garantindo assim a adoção e aceitação dos resultados dos testes
  • Fornecer aplicativos que salvam vidas, como dispositivos ortopédicos ou kits de teste COVID-19, embalados sem patógenos

3) Para que servem os sacos de autoclave?

Os sacos de autoclave são usados ​​para armazenar itens de risco biológico até a hora de serem esterilizados em autoclave. O propileno de alta densidade de que são normalmente feitos pode suportar temperaturas de até 135 o C, o limite máximo de quase todos os parâmetros do ciclo de autoclave. Ao procurar sacos  de autoclave para usar em suas instalações, recomenda-se que o fabricante dessas bolsas atenda aos seguintes regulamentos:

  • Regulamento DOT Federal 49 CFR 173.197
  • ASTM D1922
  • ASTM D1709

4) Como funciona a esterilização em autoclave?

A esterilização em autoclave (muitas vezes apropriadamente chamada de esterilizador a vapor ) funciona através da manipulação de quatro aspectos vitais para uma esterilização eficaz: tempo, temperatura, pressão e vapor. Todos eles desempenham um papel importante no processo de esterilização eficaz:

  • Tempo: O tempo adequado garante que os patógenos estejam na presença de um ambiente esterilizante (vapor à temperatura) por tempo suficiente para facilitar a eliminação adequada de todos os patógenos.
  • Temperatura: A temperatura adequada do vapor que entra em contato com todos os patógenos, no mínimo 121°C, garante a destruição adequada da capacidade de reprodução do patógeno.
  • Pressão: Manipular a pressão no ciclo de pré-vácuo de uma autoclave garante que nenhuma bolsa de ar permaneça na câmara de esterilização. As bolsas de ar fornecem isolamento aos patógenos do ambiente de esterilização e são removidas durante a rampa de pressão para que os patógenos não escapem da esterilização adequada.
  • Vapor: A transferência de calor é mais eficiente usando vapor. O vapor enche a câmara para que possa entrar em contato com toda a carga de esterilização.

Um modelo de autoclave muito procurado para uso laboratorial é a autoclave vertical.

Dúvidas sobre autoclave? Consulte nossa equipe de assessores científicos.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])