Compartilhe esse conteúdo:

O que é uma Bomba de Seringa ou Bomba de Infusão?

Uma bomba de seringa ou bomba de infusão é uma aparato usado na administração precisa de fluidos.  Uma bomba de seringa é um dispositivo que usa uma pequena quantidade de energia para mover volumes de líquidos com precisão. É amplamente utilizada em várias aplicações, desde a irrigação dos tecidos até a análise química e a fabricação de medicamentos. No laboratório, uma bomba de seringa pode ser usada para transferir líquidos para diversos recipientes ou sistemas, ou para realizar reações químicas em tubulações ou outros sistemas fechados.

A SPLABOR acredita que compartilhar conteúdo ajuda o usuário a encontrar o equipamento para laboratório ou produto correto para sua respectiva aplicação. Com esse princípio em pauta, hoje nossa equipe compartilha algumas informações a respeito de Bomba de seringa  ou  Bomba de Infusão– o que é; o que faz e como ela pode ajudar em uma ampla variedade de experimentos.

Qual a função de uma bomba de seringa no laboratório

A bomba de seringa é um dispositivo usado em laboratórios para transportar ou aspirar fluidos. Pode ser usado para realizar diversas tarefas, como medir a quantidade certa de líquido ou aplicar uma pressão específica. Neste artigo, descubra como esta ferramenta pode ser útil para os seus experimentos no laboratório!

Além de seu uso básico, a bomba de seringa também pode ser usada para realizar medições precisas e fornecer uma pressão constante. Ela é extremamente útil para diversos tipos de experimentos, como aqueles que exigem a adição cuidadosa de líquidos, medições precisas de volumes, e controle da pressão. A bomba de seringa garante que os resultados dos experimentos sejam consistentes, o que torna esse dispositivo essencial para qualquer laboratório.

Em laboratórios, a precisão e eficiência são características fundamentais, tendo em vista que as pesquisas muitas vezes requerem material muito específico. Uma ferramenta de particular importância no âmbito destes trabalhos laboratoriais é a bomba de seringa ou bomba de infusão. Nesta publicação mostraremos o que é realmente esta bomba, assim como suas vantagens no uso em laboratórios.

O que faz uma Bomba de Seringa ou Bomba de Infusão?

A bomba de seringa é um tipo de bomba  de infusão , ideal para procedimentos que envolvem baixa pressão e vazão, e que move volumes precisos de líquidos durante um período de tempo específico sob dois estágios: aspiração e descarga – tudo utilizando uma seringa. Durante a aspiração, ou também denominada sucção, o liquido é aspirado para dentro da seringa, enquanto na descarga, o liquido é liberado e sai da seringa. Consulte mais detalhes de acordo com cada modelo, para saber se as duas operações são possíveis ou somente uma.

As vantagens da utilização de bombas de seringa em laboratórios são muitas e variadas. Além de serem extremamente precisas, elas também permitem um controle total sobre o volume de líquido que será injetado. Outra grande vantagem é a sua versatilidade – as bombas de seringa podem ser facilmente adaptadas para diferentes aplicações, desde a injeção de líquidos viscosos até a dosagem de líquidos volumosos.

Tamanhos e quantidade de seringas também devem ser levados em consideração, pois o fabricante sempre cita quais são os volumes de seringas permitidos, e também a quantidade máxima que pode ser acoplada. Modelos de bomba de seringa programável também compõem o portfólio, possibilitando realizar uma variedade de funções. Com o diferencial de existir também um modelo específico para alta pressão, o cliente não fica sem opção seja qual for o desafio a ser superado em suas pesquisas.

Como funciona uma bomba de seringa?

As bombas de seringa são usadas para transferir pequenos volumes de líquidos de um recipiente para outro ou para aplicar líquidos em superfícies. Elas são normalmente compostas por uma mangueira, uma agulha e um dispositivo que regula a válvula da agulha. O operador insere a agulha no recipiente que contém o líquido a ser transferido e, em seguida, pressiona o dispositivo de controle para abrir a válvula da agulha. Isso permite que o líquido fluia através da agulha e da mangueira para o outro recipiente.

Aplicações da bomba de seringa no laboratório

Como o nome indica, uma bomba de seringa é um dispositivo usado para movimentar líquidos através de uma seringa. Essas bombas são geralmente alimentadas por um motor elétrico e são controladas por um painel de controle externo. As bombas de seringa são amplamente utilizadas em laboratórios para aplicações de dosagem precisas, bem como para outras tarefas que requerem o movimento controlado de líquidos.

Conclusão

As vantagens da utilização de bombas de seringa em laboratórios são amplas. Além de serem altamente precisas, elas oferecem um controle total sobre o volume de líquido que está sendo manipulado. Isso torna as bombas ideais para aplicações em que o controle do volume é crítico, como no caso de reações químicas ou na mistura de soluções.

Outra vantagem é que as bombas de seringa podem ser facilmente acopladas a outros equipamentos e sistemas presentes no laboratório, como microcomputadores e sistemas de aquecimento/resfriamento. Dessa forma, elas se integram perfeitamente à rotina do trabalho laboratorial e permitem que os resultados das experiências sejam registrados e analisados de maneira precisa e detalhada.

Uma bomba de seringa é um dispositivo que usa uma pequena quantidade de força para mover líquidos de um recipiente para outro. É uma ferramenta comumente usada em laboratórios para transferir líquidos. As bombas de seringa são geralmente operadas por  um motor elétrico.

Esses dispositivos são extremamente precisos e podem ser usados ​​para medições precisas de líquidos volumosos. As bombas de seringa são versáteis e podem ser usadas para uma variedade de aplicações, desde banho-maria até injeções intravenosas. Elas oferecem a vantagem adicional de serem relativamente simples.

Em suma, as bombas de seringa são dispositivos versáteis e precisos que podem ser usados ​​para uma variedade de aplicações. Eles são relativamente baratos e fáceis de operar, tornando-os excelentes ferramentas para laboratórios.

Solicite agora seu orçamento em bombas de seringa!

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.