Compartilhe esse conteúdo:

Qual a função do Medidor de pH?

O fato de um medidor de pH ou pHmetro ser um equipamento de laboratório utilizado para realizar medição de pH, não é novidade.

No entanto, o eletrodo de pH utilizado neste equipamento é suscetível a sujeira e contaminações, o que interfere nos resultados das análises obtidos pelo usuário final.

Como usar o equipamento?

Muitas pessoas se esquecem da importância de procedimentos básicos como a calibração, limpeza e conservação do eletrodo de pH – por isso, o post de hoje abordará aspectos relevantes sobre essas técnicas.

Para que serve a Calibração do Medidor de pH?

A calibração do Medidor de pH possui como objetivo realizar a leitura de pH em soluções com valor de pH conhecido (denominada solução tampão.

Disponíveis com valores de pH 4, 7 e 10 de certa forma que permita ajustar o equipamento, e assim, ao realizar medições de pH de uma solução desconhecida, o resultado encontrado seja o mais preciso possível.

Como obter resultados confiavéis ?

Para melhor exatidão, sempre utilize amostras de solução tampão de pH novas, jamais devolva a solução tampão utilizada para o seu frasco de origem – sempre descarte a porção utilizada.

Quais são as soluções  indicadas?

Outra dica seria calibrá-lo com valores de solução tampão próximas ao pH esperado da amostra testada .

Por exemplo, se o resultado esperado da amostra é pH 5, realize calibração com solução tampão pH 4 e também solução tampão pH 7.

Estabeleça um procedimento operacional padrão em relação aos momentos em que o equipamento deve ser calibrado.

Como cuidar do eletrodo de pH?

Durante o armazenamento do eletrodo de pH, o indicado é manter sempre o bulbo hidratado, ou seja, utilize a capa protetora cheia com solução de armazenamento de eletrodos de pH  e mantenha-o sempre na posição vertical com o bulbo para baixo.

Não é recomendado o uso de água desmineralizada. Ressalta-se aqui uma observação: eletrodos de pH combinados devem ser armazenados no eletrólito de referência, que em geral, é KCl 3M ou LiCl saturado em etanol.

Limpeza

Para limpeza do eletrodo de pH, é interessante consultar qual é a solução tampão de pH mais adequada para o respectivo modelo

Mas de modo geral, há a solução de limpeza de eletrodo de pH na qual recomenda-se deixar o bulbo do eletrodo de pH submerso na mesma.

Resumindo

Adote cuidados básicos com seu equipamento para laboratório, prolongando a vida útil do eletrodo de pH e garantindo a confiança dos resultados nos experimentos.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.