Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Agitador de Microplaca? Qual a Importância desse Agitador no Laboratório

Você já ouviu falar em agitador de microplacas  para PCR? Se você trabalha na área de biologia molecular, com certeza sabe o quão importante é esse equipamento. Mas se ainda não está familiarizado com ele, este artigo vai lhe explicar tudo sobre essa ferramenta indispensável nos laboratórios que realizam a técnica de PCR.

Em um mundo científico cada vez mais complexo e acelerado, a palavra chave “agitador de microplacas” desponta como uma solução versátil e eficaz. Com a capacidade de revolucionar a forma como as amostras são manipuladas e processadas, esses equipamentos tornaram-se aliados indispensáveis em laboratórios de diversos campos. Neste artigo, mergulharemos nas vantagens oferecidas pelos agitadores de microplacas, enquanto desvendamos o funcionamento por trás dessa tecnologia.

Qual a função de um Agitador de Microplacas? Por que devo investir nesse equipamento

O agitador de microplacas  para PCR é um equipamento utilizado em laboratórios que realizam a técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR). Essa técnica permite amplificar uma sequência específica do DNA, tornando possível a identificação de genes, mutações e doenças genéticas.

O agitador tem como função misturar os compostos necessários para a realização da PCR. Esse processo é fundamental para garantir que todas as amostras sejam homogeneizadas e que o resultado final seja preciso e confiável.

Ao utilizar um agitador de microplacas para PCR, os pesquisadores têm maior segurança nos resultados obtidos, pois evita erros humanos na mistura das soluções.

Funcionamento do Agitador de Microplacas

O funcionamento do agitador de microplacas baseia-se na vibração das placas, que geralmente são feitas de vidro ou plástico. A amplitude e a frequência da vibração podem ser ajustadas, permitindo que o operador escolha a melhor forma de agitar o líquido.

Além disso, os agitadores de microplacas podem ser equipados com um aquecedor, que é útil para manter a temperatura do líquido constante durante a reação.

Um agitador para microplacas possui várias aplicações podem incluir imunoensaios, ELISA , culturas de células, desnaturação de ácidos nucleicos e proteínas, manchas . Os agitadores são usados ​​para emulsionar fluidos viscosos bipolares para obter uma mistura homogênea.

 

 

 

Por que usar um agitador de microplacas?

O agitador de microplacas para PCR é um equipamento utilizado para agitar as microplacas durante o processo de amplificação do DNA por meio da técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase). Mas como exatamente esse equipamento funciona?

O Agitador possui uma plataforma que abriga a microplaca, e essa plataforma é conectada a um mecanismo vibratório. Quando ligado, o mecanismo faz com que a plataforma vibre rapidamente, permitindo que os reagentes presentes na placa se misturem de forma homogênea.

A vibração gerada pelo agitador de microplacas também ajuda a manter as amostras em suspensão constante, evitando sedimentação ou formação de bolhas no interior das microplacas. Isso garante maior precisão nos resultados obtidos pela técnica PCR.

Empoderando a Pesquisa com Agitadores de Microplacas

Os agitadores têm a palavra chave “versatilidade” como guia em sua trajetória. Ao possibilitarem a agitação simultânea de múltiplas amostras, com eficiência e precisão, eles emergiram como ferramentas indispensáveis em laboratórios modernos.

A “excelência” alcançada por meio desses dispositivos reflete em resultados mais consistentes, economia de tempo e uma vantagem competitiva em diversos campos científicos. Em última análise, investir em um agitador de microplacas é mais do que uma escolha inteligente – é um passo estratégico rumo à eficiência e sucesso em pesquisas laboratoriais de alto nível.

Como são feitos os Agitadores de Microplacas?

Com controles digitais os agitadores de microplacas, a velocidade de agitação e o tempo de execução para condições de teste específicas podem ser programados para operações contínuas.

Se a incubação for necessária para aplicações em seu laboratório, uma capa de incubadora pode ser usado para a operação do agitador.

Aplicações do agitador de microplacas

Os agitadores de microplacas são usados em laboratórios para misturar líquidos em placas de pcr outros recipientes pequenos. Eles podem ser usados para aplicações de incubação, reações químicas e outros processos. Os agitadores de microplacas são geralmente controlados por um computador, que pode programar a velocidade e a duração da agitação.

Por que investir em um Agitador de Microplacas para PCR?

Investir em um agitador de microplacas  para PCR pode ser uma ótima escolha quando se trata de maximizar os resultados do seu experimento. Este equipamento é projetado para garantir que as amostras dentro da microplaca estejam uniformemente misturadas e agitadas durante o processo de amplificação do DNA.

Ao investir em um Agitador de Microplacas, você aumentará a eficiência do seu laboratório. Com a utilização deste equipamento, você terá menos chances de erros experimentais e economizará tempo valioso no processo da sua pesquisa.

Além disso, o uso do agitador  ajuda a evitar problemas como evaporação das amostras ou sedimentação dos reagentes nas bordas da placa, proporcionando maior precisão nos resultados obtidos.

Como escolher o agitador certo para o seu laboratório?

Quando se trata de equipamentos laboratoriais, é sempre importante escolher o modelo certo para as suas necessidades. Isso também se aplica aos agitadores de microplacas, que são usados ​​para misturar e agitar líquidos em microplacas.

Como existem vários modelos diferentes no mercado, pode ser difícil saber qual o melhor para o seu laboratório. Felizmente, existem algumas coisas que você pode considerar ao escolher um agitador de microplacas, como o tamanho da microplaca, o tipo de líquido a ser agitado e as suas próprias preferências pessoais.

O tamanho da microplaca é um dos fatores mais importantes a serem considerados ao escolher um agitador de microplacas. Isso porque os diferentes modelos variam bastante no tamanho da placa que podem suportar.

Vantagens Mensuráveis para Uma Eficiência Aprimorada

 

Eficiência na Homogeneização: A agitação simultânea impacta diretamente a “uniformidade” da mistura, reduzindo variações nos resultados e minimizando a necessidade de repetiç

Economia de Tempo Precioso: A habilidade de agitar múltiplas amostras simultaneamente agiliza o processo de preparação, resultando em “produtividade” ele

Mitigação de Contaminação Cruzada: A agitação em microplacas limita o contato direto entre as amostras, efetivamente reduzindo o risco de “contaminação cruzada” e protegendo a validade dos experimentos.

1) Ele pode reduzir o tempo de execução da PCR em até 50%;
2) Não há risco de contaminação das amostras;
3) O processo é totalmente automatizado;
4) Pode ser usado com qualquer tipo de microplaca.

 

Conclusão sobre os Agitadores de Microplacas.

Com todas essas informações, podemos concluir que um agitador de microplacas para PCR é um equipamento fundamental para proporcionar agitação e homogeneização adequada das amostras durante o processo de PCR. Com ele, a precisão dos resultados aumenta significativamente, já que cada etapa do processo é realizada com maior eficiência.

O agitador de kline  e também o agitador de microplacas tem a função de agitar microplaca, normalmente microplaca de 96 poços ou microplaca ELISA. O método ELISA se baseia em fixar compostos nos poços da microplaca e então lavar para remover outros compostos que não tiveram a especificidade para se fixarem no poço.

O Agitador de Microplaca para PCR é um dispositivo especialmente desenvolvido para remover completamente a bolha de ar da microplaca durante a reação de amplificação do ácido desoxirribonucleico (ADN). Este dispositivo também pode ser usado para outras reações químicas que requerem a presença de uma microplaca.

 

 

Diante do que mencionamos acima se ouver dúvida, ou precisar de um orientação entre em contato com nossa equipe e solicite seu orçamento em agitador de microplacas.

Consulte nossa equipe para modelos de agitadores de microplas e equipamentos para laboratório em geral.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])