20 de junho de 2017

A rotina de um laboratório exige cada vez mais processos ainda mais rápidos, que proporcionem resultados confiáveis, não deixando de garantir a biossegurança ao analista que realiza esses procedimentos. Praticamente todo exame de sangue inicia-se com a etapa de coleta na qual é necessário a utilização de um tubo apropriado para essa operação. Continue lendo »

16 de maio de 2017

 

O blog SPLABOR já publicou algumas curiosidades sobre autoclaves e o teste de esterilização porém muitas pessoas ainda questionam sobre as principais diferenças entre a esterilização utilizando uma autoclave e a esterilização com estufas. Hoje nossa equipe compartilha mais detalhes para esclarecer essa diferença. Continue lendo »

6 de abril de 2017

HISTÓRICO

Todos sabem que a humanidade existe há milhares de anos, mas o avanço da ciência através de suas descobertas realizadas pelo ser humano é recente. O cultivo de células, por exemplo, se iniciou no princípio do século XX com Harrison, em 1907, e Carrel, em 1912. O objetivo era estudar o comportamento de células animais fora do organismo, em um meio ambiente controlado – consequentemente essa técnica foi desenvolvida como um método para estudá-la. Continue lendo »

13 de janeiro de 2017

Sabe-se que para todos os experimentos realizados em um laboratório, são necessários cuidados com a pureza dos reagentes e soluções, escolha de um equipamento correto para a aplicação, e não menos importante o uso de vidrarias. Para que os resultados sejam confiáveis e imprescindíveis, é importante destacar a importância da calibração dos aparelhos e também vidrarias volumétricas. Muitas pessoas confundem os tipos mais comuns de calibração que existem, e devido a isso, nossa equipe irá explicar com mais detalhes esse assunto, neste post de hoje. Continue lendo »

15 de dezembro de 2016

Já explicamos em outro artigo aqui do nosso blog, o motivo da ANVISA recomendar o uso de autoclave, mas é válido ressaltar também que é importante você saber se sua autoclave (processo de autoclavagem) está sendo eficiente no processo de esterilização. Quer saber como? Você aprenderá hoje neste post e verá que é muito prático e simples.

Apenas para revisar, autoclave é um equipamento para laboratório na qual é utilizado para esterilizar materiais em laboratórios de pesquisas, hospitais e diversos outros. Basicamente esse processo consiste em manter o material contaminado em contato com o vapor de água em temperatura elevada, durante um determinado período suficiente para matar os microrganismos presentes – a esterilização é fundamental no controle de infecções nos serviços de saúde. Cada fabricante deste equipamento possui suas especificações e por isso recomendamos consultar o manual de instruções do respectivo modelo, para saber as melhores práticas de uso.

Como saber se a autoclave está sendo eficiente no processo de esterilização (autoclavagem)?

Como saber se a esterilização foi realmente efetiva? Continue lendo »

5 de dezembro de 2016

Para todos aqueles que trabalham em um ambiente laboratorial, a palavra esterilização não é desconhecida, visto que diariamente pelo menos algum procedimento desta natureza é realizado. A esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana (vírus, bactérias, esporos, fungos, protozoários e helmintos) por um processo que utiliza agentes químicos ou físicos. O objetivo da esterilização é fazer com que todos os organismos presentes no material a ser esterilizado sejam incapazes de se reproduzirem, causando a morte microbiana Continue lendo »

2 de dezembro de 2016

Diariamente o leite compõe a dieta nutricional da maioria das pessoas, e muitas vezes por se tratar de um alimento tão consumido, o controle de qualidade durante sua produção e processamento deve ser totalmente exigente, proporcionando segurança para a ingestão e também fonte de nutrientes essenciais para o corpo humano. Considerado um produto integral da ordenha total e ininterrupta de uma fêmea leiteira sadia, bem nutrida e não fatigada, o leite deve ser produzido de maneira adequada, livre de substâncias estranhas e não conter colostro. Continue lendo »

29 de novembro de 2016

A biologia molecular – ciência que estuda os padrões moleculares com base no aprofundamento genético e bioquímico – evolui cada vez mais para colaborar em técnicas de pesquisa e desenvolvimento, e até mesmo no diagnóstico de doenças e compreensão da vida humana. Esses padrões definem as estruturas e funções do material genético e seus produtos de expressão (proteínas), analisa a interação entre diversos sistemas celulares e também a interação entre DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico) e a síntese proteica. Continue lendo »

11 de novembro de 2016

Hoje o post do blog SPLABOR começa com uma pergunta: Qual homogeneizador você utiliza quando precisa homogeneizar amostras de tecidos, de maneira rápida e eficiente e que não permita contaminação cruzada? É sempre importante você considerar qual é a sua aplicação, o volume de amostra, a velocidade necessária, a sonda desejada e outras especificações relacionadas.

Como funciona um homogeneizador?

Basicamente esse equipamento atinge altas velocidades e é composto por uma haste de agitação (homogeneização) denominada elemento dispersor, que em sua extremidade possui duas estruturas denominadas estator e rotor. Continue lendo »

18 de outubro de 2016

Sabe-se que a SPLABOR Equipamentos para Laboratório possui uma ampla variedade de equipamentos e produtos em seu portfólio, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes. Não menos importante, a linha de bombas peristálticas Masterflex também esteve sempre presente na comunidade científica e a cada dia, ganha ainda mais espaço no mercado e confiança do consumidor final. Continue lendo »